quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Rad reads: Dentro do Segredo por José Luís Peixoto


Rad Reads: Dentro do Segredo por José Luís Peixoto 


Muito provavelmente o melhor livro que li nos últimos tempos. Dentro do segredo por José Luís Peixoto retrata a sua viagem realizada em 2012 à sociedade mais fechada do mundo - a Coreia do Norte.

Quando o comprei comecei logo a ler mas passado pouco tempo não o achei interessante o suficiente e interrompi a leitura. Há uma semana atrás estava a procura de algo para ler e depois de começar a lê-lo pela segunda vez não consegui parar.
Foi o primeiro livro que li de José Luís Peixoto e fiquei absolutamente rendida. Este livro é um retrato honesto, sincero e realista de uma viagem e oportunidade rara de visitar a Coreia do norte, com tudo o que isso implica.

O autor relata as suas experiências em território coreano de uma forma muito direta mas ao mesmo tempo muito humana. Foram muitos os excertos que achei particularmente interessantes e tocantes, que me fizeram sentir grata por viver no país que vivo e ter a liberdade que tenho.
Falo de liberdades banais como ir à internet, poder escolher a música que quero ouvir e escutar o som da água a correr enquanto lavo os dentes. Coisas tão simples como estas. 
Na Coreia do Norte não é assim. 
Ao mesmo tempo, percebemos que é possível ouvir gargalhadas e testemunhar um gesto carinhoso em qualquer parte do mundo. Mesmo na Coreia do Norte. 

É um livro para se ler de mente aberta e sem fazer juízos de valor pois é a única forma que temos de viajar e aprender (e crescer) com isso. 

Recomendo!

- Bohemian Escape 

Sem comentários:

Enviar um comentário