segunda-feira, 5 de maio de 2014

How to | Be organized and productive


How to | Be organized and productive 
Agora que o dia da mãe já passou, é tempo de organizarmos o nosso calendário para o novo mês de maio. Devo confessar que não sou a pessoa mais organizada - que hiprocrisia, não é organizada e vem dar dicas de organização - é exatamente o que estão a pensar nao é?. Pois bem, a verdade é que por esse mesmo motivo, durante o último ano/meses tenho tentado organizar-me melhor e ser mais produtiva, e venho agora partilhar as minhas 4 dicas para quem quer ser mais organizado e produtivo.

1. Workstation 
O primeiro, e lógico, passo será ter o local de trabalho arrumado e desimpedido com espaço para colocar o portátil ou aquilo de que precisarmos para trabalhar. O caos até pode fomentar a criativade, de vez em quando, mas na maioria das vezes o ideal é ter tudo organizado - pelo menos é o que funciona comigo.
Algo que também costumo fazer, é usar uma pasta ou um arquivo - sempre num local visível - em que coloco documentos importantes, artigos interessantes que tenham de ser lidos, para o blog ou da minha área de formação, post-its com assuntos urgentes e/ou ideias a explorar.
*Para quem é avesso a papéis e prefere alternativas eletrónicas, a aplicação pocket da google é ótima para criar um arquivo de conteúdos online, principalmente quando não temos tempo para ler tudo ou apenas queremos guardar para partilhar com alguém, ou ainda como ferramenta de pesquisa para um trabalho da escola ou projeto no trabalho.

2. Deitar cedo e cedo erguer...
Parece óbvio e é, mas para quem trabalha a partir de casa é bastante tentador ficar a dormir até mais tarde, depois daquela noite a trabalhar até tarde também - o que consequentemente irá adiar todo um horário previamente planeado. Ser disciplinado é meio caminho andado para sermos mais produtivos, e acordar cedo faz toda a diferença!
Se não têm este hábito mas querem fazer um esforço para alterar essa situação aconselho-vos a assistirem a esta TED talk sobre criar hábitos e atingir objetivos.

3. "To do" lists
Escrever tudo aquilo de que necessitamos de completar amanhã é uma das melhores formas de começar o dia com os objetivos e prioridades bem definidas, e sem correr o risco de deixar algo para trás. Mais ou menos detalhadas, não importa, o que interessa é fazer check em todos os itens no final dia - sentimento de dever cumprido - não há melhor!

4. Desporto
Caminhadas ao fim do dia ou corridas pela manhã, o desporto faz-nos sentir bem, relaxados e consequentemente, mais produtivos e até criativos.
Se não há tempo para sair de casa e ir ao ginásio, existem inúmeros canais no youtube que nos permitem exercitar o corpo sem deixar o conforto do nosso lar- recomendo este e este. 
Mas se há tempo e disponibilidade para sair então aconselho, porque mudamos de cenário e apanhamos ar fresco. De mp3 e garrafa de água na mão, é só o que é preciso - nada de desculpas !

Sem comentários:

Enviar um comentário